Pular para o conteúdo principal

10 documentários para quem ama Biologia


(Clique nas imagens para ser direcionado aos respectivos trailers)

1. Life Story (2014)



Life Story é um documentário britânico de história natural, com Mike Gunton, Rupert Barrington e Tom Hugh Jones, produzido pela BBC.  Durante 6 episódios, David Attenborough vai te acompanhar por uma jornada durante as etapas de vida de um animal, acompanhando-os desde o nascimento até a fase adulta e além, com imagens espetaculares da vida selvagem. Esse documentário está disponível na Netflix!

2. África (2013)


Na humilde opinião de quem vos escreve: o meu favorito! Novamente, quem nos acompanha é David Attenborough, mas dessa vez a viagem é pelo continente mais selvagem que há. Toda a produção é de tirar o fôlego e é quase impossível terminar os episódios sem estar extremamente encantado com a diversidade e as paisagens magníficas da África. Aqui somos intimamente apresentados à muitas dinâmicas de vida e a excelentes exemplificações da inteligência e dinâmica da vida animal. E vejam só: disponível na Netflix também!

3. The Blue Planet: A Natural History of The Oceans (2001)



Diferentemente dos documentários anteriores, agora é a vez de explorar os oceanos. Nosso companheiro de viagem é o mesmo: David Attenborough narra a descrita “primeira série abrangente sobre a história natural dos oceanos no mundo”. Nessa série de 8 episódios produzidos pela BBC, podemos examinar diferentes aspectos da vida marinha, com uma filmagem submersa incrível, com criaturas e comportamentos que nunca foram filmados antes. Uma série espetacular que ganhou multiplus Emmys e o prêmio BAFTA TV por sua música e cinematografia. Disponível na Netflix.

4. Earth’s Natural Wonders (2015)



Nesta série documental dividida em três partes é possível visitar os 6 continentes e aprender sobre a história de suas maravilhas naturais, como elas evoluíram e toda a relação dos habitantes com esses lugares extraordinários. Esse documentário não está disponível na Netflix, mas podemos encontrar em algumas outras plataformas, além do próprio Youtube.

5. The Hunt (2015)






Novamente com David Attenborough, agora vamos para uma parte mais específica da biologia: somos apresentados às batalhas mais incríveis do reino animal. Relação de predador-presa. A luta pela vida em ambos os lados. Quando se trata de sobrevivência, a natureza é surpreendente. Um espetáculo de encher os olhos, em Full HD e disponível na Netflix.

6. Enchanted Kingdom (2014)



Um tour místico em 3D que mostra a beleza e poder da vida africana, revelando criaturas impressionantes que habitam o continente. Um dos documentários mais belos da lista, disponível na Netflix.

7. Virunga (2014)



Da lista, um dos documentários mais emocionantes. Indicado ao Oscar de Melhor Documentário Longa-Metragem, Virunga mostra a batalha de guardas que arriscam a vida para tentar salvar os gorilas da montanha. Aqui temos uma abordagem emocionante e corajosa de homens inspiradores, comprometidos com a conservação ambiental, lutando contra mineradores, rebeldes, caçadores… todos os inimigos dos gorilas, que acabam tendo só um amigo: os guardas do Parque Nacional do Virunga. Original da Netflix, lá você encontra esse longa de 1h e 40 minutos.

8. Mission Blue (2014)



Neste documentário somos apresentados a uma ecoativista muito ferrenha e inspiradora: a oceanógrafa Sylvia Earle, que incansavelmente divulga as condições dos oceanos, que perece rapidamente por conta da poluição, pesca predatória e pela acidificação. Aqui vemos como as ações humanas impactam a vida marinha e com a contagiante luta de Sylvia é impossível terminar esse alarmante documentário sem estar inspirado a lutar pelos oceanos. Disponível na nossa querida Netflix também.

9. Planeta Terra (2006)



Uma das séries mais famosas e memoráveis. Em Planeta Terra fazemos uma viagem da Cordilheira do Himalaia até às profundezas do oceano. Vida terrestre e marinha como a gente nunca viu. Um documentário que acompanha a vida em todos os seus extremos: de polo a polo, do oceano à selva, do alto ao baixo… e todos os seus entremeios. É possível assistir todos os 11 incríveis episódios na Netflix.

10. Chasing Ice



O documentário que vai acabar de vez com as suas dúvidas sobre os efeitos do aquecimento global (se é que você ainda tinha dúvidas quanto a isso). Um documentário mais do que necessário para aqueles que, mesmo com as estatísticas, tabelas e números, ainda não se convenceram de todo o impacto do aquecimento global e outros efeitos dos gases do efeito estufa. Nesse documentário James Balog mostra todos os esforços para o levantamento de provas visuais sobre uma tragédia já tão anunciada. Com incríveis efeitos time lapse nas mudanças das geleiras com o passar dos anos, esse é mais um documentário imperdível para qualquer pessoa, e está disponível na Netflix também.


E aí, gostou da lista? Já assistiu algum desses documentários? Acrescentaria mais algum? Deixe aqui nos comentários que podemos elaborar uma parte II!




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dor e consciência, existe alguma conexão entre elas?

                                                                                                                                                      Fonte: Engin Akyurt Por : Cristiano Sikorski e Fabio Kimura Todas as pessoas - ditas “normais” ao menos - já sentiram dor uma vez na vida. Na infância o terror era ir ao dentista, pois se sabia que ia doer. Já pensou se pudéssemos parar de sentir essa sensação desagradável? Muitos poderiam pensar que seria uma maravilha. Mas, na verdade, ela existe para indicar que algo está errado no nosso corpo e que necessitamos tomar alguma providência. Imagine o seguinte: você está com cárie, mas não sente dor. Em um sistema normal a dor funcionaria como um alerta, mas, neste caso, você não está sentindo nada. O que poderia acontecer? Provavelmente não iria nem perceber que tem cárie, ocasionando a perda do dente e uma grande infecção, o que não seria nada agradável.  Mas nem todos os seres vivos sentem dor, pois é uma resposta que

Por que os orientais possuem olhos puxados?

                  Kim Taehyung, cantor sul-coreano eleito o homem mais bonito de 2017 Alguma vez essa pergunta já passou pela sua cabeça? A verdade é que o Brasil é um país de todos os povos, e há uma grande incidência de orientais e descendentes que adotaram este país como seu lar. Ao longo dos anos, nosso contato com a cultura e com as pessoas “do outro lado do mundo” foi ficando maior, e questionar-se sobre o motivo de termos olhos tão diferentes acabou sendo inevitável. O que será que aconteceu para que a espécie humana de uma determinada região tenha adquirido uma característica tão indicadora de sua ascendência? Acontece que o que hoje vemos como um mero detalhe - os olhos mais puxados - um dia já teve total diferença para aqueles povos.     Primeiro vamos perceber que não são todos os orientais que possuem essa característica, certo? Definimos como Oriente a porção a leste do nosso globo, uma divisão criada durante a crise do Império Romano que vai acabar

Tucano-toco, pra que um bico tão grande?

Por : Gabriela Vilvert Vansuita e Lucas Takinami Amaral Sato                         Autor desconhecido                                  Em dias muito quentes, nós, humanos, transpiramos, ficamos ofegantes e eventualmente procuramos uma sombra para descansar. Você já se pergu ntou por que isso acontece? Talvez você já tenha ouvido falar sobre o fato de que cachorros transpiram pela língua, ou sobre cobras e lagartos serem animais de “sangue frio”, e com certeza já viu algum animal, seja lagarto, gato ou ser humano descansando em sombras frescas em dias de sol intenso. Mas para qu ê? Claro que isso gera uma sensação de bem estar, como se você tivesse escapado de algum mal, como se aquela sombra debaixo da árvore tivesse acabado de salvar a sua vida. Vamos ver que esse bem estar pode ser propiciado por algo maior, mais complexo e extravagante (às vezes mais bicudo) do que uma sombra fresca. Todas as situações acima descrevem diferentes estratégias que os animais possu