Pular para o conteúdo principal

Canelada!



   Que canela emagrece, é saudável e cai muito bem como cobertura de doces, todo mundo já ouviu falar. Talvez você não tenha o costume de consumir esse tempero, mesmo sendo o terceiro mais consumido do mundo, perdendo apenas para a pimenta e baunilha, mas essas informações podem mudar para sempre seus hábitos.

  Segundo uma pesquisa de Georg Wondrak e Donna Zhang da University of Arizona College of Pharmacy e da UA Cancer Center, um dos componentes derivados da canela, o cinamaldeído (responsável pelo aroma e sabor característico da canela), tem potencial inibidor de câncer colorretal em ratos de laboratório. Esse câncer tem um prognóstico difícil, e depende de novos estudos para obter estratégias mais eficazes para seu tratamento. Apesar de o cinamaldeído apresentar potencial inibidor do câncer colorretal, não há, ainda, evidências de que o consumo da canela, por si só, tenha o mesmo efeito, por se apresentar em pouca quantidade na canela.

   Outro estudo interessante, feito por Kalipada Pahan e Floyd A. Davis, da Rush University Medical Center e publicado em junho de 2014 na Journal of Neuroimmune Pharmacology, revela que o uso da canela pode reverter alterações biomecânicas, celulares e anatômicas que ocorrem no cérebro de ratos com doença de Parkinson, sendo potencialmente a abordagem mais segura de interromper a progressão em pacientes com essa doença. A doença de Parkinson só não é mais comum que a doença de Alzheimer, quando se trata de doença degenerativa, mas mesmo com muitos estudos, ainda não foi descoberto uma terapia eficiente para frear seu avanço. O cinamaldeído se converte em benzoato de sódio, substância responsável por melhorar as funções motoras de ratos com doença de Parkinson. 

   A mesma equipe de pesquisadores, da Rush University Medical Center, publicou no JNP, em julho de 2016, outro estudo sobre os benefícios da canela. Dessa vez o alvo foram ratos com capacidade de aprendizado reduzidas. Em testes de laboratório ratos eram treinados para aprender um caminho em um labirinto e foram classificados como possuindo boa ou má capacidade de aprendizado. Após um mês sendo alimentados com canela foram testados novamente, e desta vez os que possuíam dificuldade de aprendizado foram equiparados aos com facilidade em aprender, ou seja, a canela pode melhorar a capacidade de aprendizado de quem tem dificuldade, e não de todo mundo. Isso se dá devido a uma proteína que as pessoas com dificuldade apresentam em menor quantidade, e o benzoato de sódio, citado anteriormente, aumenta a quantidade dessa proteína no cérebro, estimulando a plasticidade (habilidade para mudanças) dos neurônios do hipocampo, o que leva a um aumento da memória e aprendizado no rato.

   Pensando nas mulheres que sofrem da Síndrome do Ovário Policístico, a International Federation of Fertility Societies e Columbia University publicou um estudo feito com 45 mulheres, divididas em dois grupos: um controle com 22 mulheres recebendo placebo e um grupo de estudo, com 33 mulheres recebendo canela. Após 6 meses de estudos, as mulheres do grupo de estudo mostraram uma melhora no seu ciclo menstrual que as mulheres do grupo controle não apresentaram. Além disso, 2 mulheres que estavam recebendo canela tiveram gravidez espontânea durante o período de estudo, condição rara em mulheres que sofrem da síndrome.

   É claro que nem tudo são flores. No caso da canela, há um composto que pode causar danos no fígado, principalmente em pessoas sensíveis. A cumarina está presente na maioria das espécies vendidas como canela (Cinnamomum aromaticum – canela-chinesa, Cinnamomum cassiaC. loureiroi, e C. burmannii)­, assim como nos produtos industrializados sabor canela, estando ausente apenas na Cinnamomum verum, a canela verdadeira (conhecida também como canela-do-Ceilão). O problema é que canela verdadeira é muito cara, e dificilmente encontrada nos mercados convencionais. Ou seja, se você já conhecia os benefícios da canela e achava estar mantendo um bom hábito ao consumi-la, procure saber se a que consome é a canela verdadeira ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dor e consciência, existe alguma conexão entre elas?

                                                                                                                                                      Fonte: Engin Akyurt Por : Cristiano Sikorski e Fabio Kimura Todas as pessoas - ditas “normais” ao menos - já sentiram dor uma vez na vida. Na infância o terror era ir ao dentista, pois se sabia que ia doer. Já pensou se pudéssemos parar de sentir essa sensação desagradável? Muitos poderiam pensar que seria uma maravilha. Mas, na verdade, ela existe para indicar que algo está errado no nosso corpo e que necessitamos tomar alguma providência. Imagine o seguinte: você está com cárie, mas não sente dor. Em um sistema normal a dor funcionaria como um alerta, mas, neste caso, você não está sentindo nada. O que poderia acontecer? Provavelmente não iria nem perceber que tem cárie, ocasionando a perda do dente e uma grande infecção, o que não seria nada agradável.  Mas nem todos os seres vivos sentem dor, pois é uma resposta que

Por que os orientais possuem olhos puxados?

                  Kim Taehyung, cantor sul-coreano eleito o homem mais bonito de 2017 Alguma vez essa pergunta já passou pela sua cabeça? A verdade é que o Brasil é um país de todos os povos, e há uma grande incidência de orientais e descendentes que adotaram este país como seu lar. Ao longo dos anos, nosso contato com a cultura e com as pessoas “do outro lado do mundo” foi ficando maior, e questionar-se sobre o motivo de termos olhos tão diferentes acabou sendo inevitável. O que será que aconteceu para que a espécie humana de uma determinada região tenha adquirido uma característica tão indicadora de sua ascendência? Acontece que o que hoje vemos como um mero detalhe - os olhos mais puxados - um dia já teve total diferença para aqueles povos.     Primeiro vamos perceber que não são todos os orientais que possuem essa característica, certo? Definimos como Oriente a porção a leste do nosso globo, uma divisão criada durante a crise do Império Romano que vai acabar

Tucano-toco, pra que um bico tão grande?

Por : Gabriela Vilvert Vansuita e Lucas Takinami Amaral Sato                         Autor desconhecido                                  Em dias muito quentes, nós, humanos, transpiramos, ficamos ofegantes e eventualmente procuramos uma sombra para descansar. Você já se pergu ntou por que isso acontece? Talvez você já tenha ouvido falar sobre o fato de que cachorros transpiram pela língua, ou sobre cobras e lagartos serem animais de “sangue frio”, e com certeza já viu algum animal, seja lagarto, gato ou ser humano descansando em sombras frescas em dias de sol intenso. Mas para qu ê? Claro que isso gera uma sensação de bem estar, como se você tivesse escapado de algum mal, como se aquela sombra debaixo da árvore tivesse acabado de salvar a sua vida. Vamos ver que esse bem estar pode ser propiciado por algo maior, mais complexo e extravagante (às vezes mais bicudo) do que uma sombra fresca. Todas as situações acima descrevem diferentes estratégias que os animais possu